Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

23.06.2023 às 16:53

Executivo Municipal oferece curso gratuito voltado para Pequenos Negócios e Empreendedores Gastronômicos:

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), em parceria com o SENAC/MS, o Sindicato Rural e a ACE (Associação Comercial Empresarial), está promovendo o curso gratuito "Churrasco: Molhos e Acompanhamentos", com o objetivo de capacitar empreendedores gastronômicos e impulsionar pequenos negócios na área. O curso será realizado de 10 a 14 de julho, no período noturno, das 18h às 22h, nas instalações do Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

A proposta desse curso é aprimorar as habilidades dos participantes na arte de preparar churrascos, proporcionando conhecimentos específicos sobre a elaboração de molhos e acompanhamentos que possam enriquecer a culinária local. Destina-se a churrasqueiros, auxiliares de cozinha, cozinheiros e profissionais que já atuam ou têm interesse em atuar nesse segmento.

Durante o curso, serão abordados diversos tópicos relevantes para o domínio da prática churrasqueira. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre princípios de sustentabilidade na gestão de recursos e ingredientes, bem como a importância do aproveitamento integral dos alimentos. Serão apresentados diferentes métodos de preparo do churrasco, abrangendo o uso de churrasqueiras a gás, elétricas ou a carvão, além de técnicas tradicionais como o fogo de chão, Gengis Khan e a utilização de pedra.

A questão dos molhos para churrasco também será explorada, abrangendo diversos tipos, como vinagrete, chimichurri, barbecue, mostarda com mel, aioli e maionese. Os participantes aprenderão as técnicas de preparação desses molhos, bem como a seleção adequada de temperos, ervas e aromáticos para a elaboração de churrascos saborosos e diferenciados.

Serão abordados aspectos fundamentais de segurança e higiene alimentar, incluindo o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e as Boas Práticas para serviços de alimentação. Os participantes aprenderão sobre higiene pessoal, ambiental, cuidados com equipamentos, móveis e utensílios de trabalho, além de receber orientações sobre o recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição dos alimentos, com ênfase no descongelamento das carnes. Também serão abordados temas como riscos de contaminação cruzada e descarte adequado de resíduos.

No que diz respeito às carnes para churrasco, o curso apresentará os diferentes tipos disponíveis no mercado, bem como as etapas de pré-preparo que garantem um resultado final de qualidade. Além disso, serão explorados os diferentes acompanhamentos que podem ser servidos com o churrasco, como saladas folhosas, compostas e de batata, salpicão, cereais, pão na brasa, queijo na brasa, frutas e farofas.

O curso terá uma carga horária total de 20 horas, distribuídas ao longo de cinco dias consecutivos. Devido ao número limitado de vagas, é altamente recomendado realizar a pré-inscrição o quanto antes para garantir a participação. Ao término do curso, os participantes receberão um certificado de reconhecimento emitido pelo SENAC/MS, que poderá ser valorizado e incluído em seus currículos, atestando sua qualificação nessa área específica.

Para realizar a pré-inscrição, os interessados podem acessar o link https://linktr.ee/Sedema.online ou entrar em contato pelos telefones 67 3562-5672 / WhatsApp: https://wa.me/5567996183431. Aqueles que preferirem podem comparecer pessoalmente à SEDEMA, localizada na Avenida Onze, nº 1045, Centro, no Paço Municipal, munidos de documentos pessoais (RG e CPF).

Esse curso faz parte do abrangente Plano Municipal de Qualificação e Gestão, que tem como propósito principal promover uma educação inclusiva, equitativa e de excelência. Por meio dessa iniciativa, a prefeitura busca facilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho, estimular a criação de empregos, o crescimento da renda e o fortalecimento do empreendedorismo local. Durante todo o ano, mais de 80 cursos já foram oferecidos, capacitando a comunidade e contribuindo significativamente para o avanço econômico e social da cidade de Chapadão do Sul.

 

Prefeitura de Chapadão do Sul - Trabalhando por nossa gente

COMENTÁRIOS

VOLTAR

publicidade