Domingo, 28 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

12.03.2023 às 16:18

Guerra na Ucrânia: o que são os mísseis hipersônicos usados pela Rússia

BBC news

A guerra na Ucrânia vai além das suas fronteiras.

Às vezes ela também se torna a arena para potências armamentistas — neste caso a Rússia e a aliança militar ocidental Otan — para testar armas com o potencial de mudar as guerras como as conhecemos.

O uso de mísseis hipersônicos pela Rússia é uma prova disso.

A Rússia os usou pela primeira vez no início da invasão — marcando a primeira vez em que o uso dessas armas foi registrado em qualquer guerra.

E depois de vários meses sem relatos de novos disparos, a Rússia reconheceu na quinta-feira (9/3) que os usou novamente, como parte de intensos ataques à Ucrânia que deixaram pelo menos nove mortos e vários danos à infraestrutura.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse que seu país atacou "elementos-chave da infraestrutura militar ucraniana com armas de longo alcance e alta precisão, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal".

O presidente russo, Vladimir Putin, destacou no passado que seu país investe em mísseis balísticos hipersônicos, embora várias potências armamentistas como Estados Unidos, Irã e China também estejam envolvidas na corrida por essas armas, que são capazes de viajar a uma velocidade espantosa.

COMENTÁRIOS

VOLTAR

publicidade