Sábado, 06 de Junho de 2026
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

10.02.2017 às 17:45

Opinião: Para crescer é preciso inovar

Colunista Mais Notícias MS
Inovação é palavra de ordem no setor empresarial hoje em dia e muitas companhias investem pesado na aplicação deste conceito. De fato, para se manter no mercado, é necessário estar sempre em busca do novo.

Ao contrário do que se pensa, inovação não está ligada apenas a aspectos tecnológicos.

Pode ser um novo bem ou uma nova qualidade de um bem; um novo método de produção ou de comercialização; a abertura de um novo mercado, tenha esse mercado existido antes ou não; a conquista de uma nova fonte de oferta de matérias-primas ou de bens semimanufaturados; ou o estabelecimento de uma nova organização para o negócio.

A tecnologia traz muitas inovações que influenciam a vida dos seres humanos e do planeta, mas empresas e pessoas podem inovar em comunicação, design, materiais, gestão, processos, medicina, arquitetura, etc.

Às vezes a tecnologia está associada a estas mudanças, mas não podemos dizer que isto seja uma constante. Por exemplo, uma empresa com tecnologia de ponta que não olha para o capital humano está sujeita a ter maiores desafios do que aquela que investe em pessoas.

Não adianta ter sistemas de gestão, ferramentas de análises ou estratégias de marketing digital apenas em cumprimento a um protocolo corporativo.

O grande desafio das empresas é preparar adequadamente seus profissionais para utilizarem esses instrumentos de forma positiva para incrementar suas vendas e seu relacionamento com os clientes.

Muitas empresas determinam metas de novas descobertas para os funcionários, incentivando-os a compartilhem suas ideias, e apoiando-os na realização dos projetos sugeridos

Nem sempre é necessário investimento. Às vezes, pequenas ações já garantem bons resultados.

COMENTÁRIOS

VOLTAR