No início do ano, o governo federal antecipou o pagamento do PIS-PASEP aos trabalhadores que têm direito ao benefício. Porém, nem todos realizaram os saques de até R$ 1.100 e correm o risco de perder o dinheiro, caso não resgatem o recurso até o prazo de 30 de junho de 2021.
Para saber se você tem saldo para saque, é possível consultar, dependendo do benefício que têm direito - PIS ou PASEP. Veja abaixo as formas de consulta do PIS-PASEP 2021:
PIS (trabalhador de empresa privada):
Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:
Também é possível verificar o saldo pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US)
O valor a ser pago no abono salarial do PIS/Pasep dependerá do número de dias registrados no trabalho formal:
Os beneficiários que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.
Aqueles que não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho.
Aqueles que possuem dúvida e querem saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site oficial da Caixa. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).
Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.